Esquiço Dromoscópico

Ao ar livre! Sobre o tempo. A Red Cloud Teatro de Marionetas mergulha em instantes e investiga através do tempo e das perceções. Em translação amplia imagens aparentemente estáticas. Propõe o início de um jogo cinemático em que personagens redimensionadas, música e imagem constituem os elementos para a criação.
Através do cruzamento de várias linguagens: cinema, ilustração, marionetas, máscaras, atores e música ao vivo, é apresentado num jogo de várias perceções do tempo. Numa sucessão incomum de ligações e interações e repetições, de forma nenhuma sem sentido. Em palco estão em cena os atores, o músico e o operador de imagem, os quatro fazedores de um momento espetacular.

Esquiço Dromoscópico

  • Sobre o Espetáculo
  • As várias perceções do tempo como mote para a relativização e comparação de escalas entre o ser humano e a dimensão incomensurável do universo.
    Ir ao encontro da fragilidade da escala humana e ao mesmo tempo provocar uma atitude reflexiva. Através do cruzamento de várias linguagens: cinema, ilustração, marionetas, máscaras, atores e música ao vivo, a Red Cloud Teatro de Marionetas propõe jogar com as várias perceções do tempo e como o entendemos de forma reflexiva e lúdica. Neste contexto, é impossível não refletir sobre o espaço. Na era da grande evolução tecnológica, a noção de espaço e de território torna-se cada vez mais indefinida, liquidificada.  O espaço configura-se como infinito e indefinido. Pode-se estar virtualmente e em simultâneo nos mais variados lugares e esse fato altera a perceção de tempo/distância, de duração dos processos e dos movimentos. É proposto, no espetáculo, um instante de desaceleração, de pausa.
    Entre laboratórios e investigação teórica em torno de questões filosóficas, sociais e científicas, deu-se o encontro com o “tempo” cíclico da guerra, padronizada no “nosso” tempo. Levantam-se as questões (sem resposta) tais  como: se o ser humano é “bom” ou “mau” por natureza, ou se por outro lado se trata de uma questão de sobrevivência.
    O jogo do poder acontece em grandes e pequenas escalas e o controlo do tempo é uma estratégia global. O que é que se faz com o tempo? Quem manda no nosso tempo? Enquanto a sobrevivência estiver em primeiro plano, resta pouco tempo para a reflexão.
    Toda a trama dramatúrgica e estética de “Esquiço Dromoscópico” aprofunda e explora um jogo de perceções entre a dimensão do quotidiano e a existência do planeta, à nossa escala, indecifrável. Como resistência, em forma de consciência, face à aceleração constante, encontrámos na interação das várias linguagens artísticas, o espaço cénico e na duração do tempo, o mote para a criação. É proposta a submersão e interação do espectador para decifrar toda a trama, que no fundo pretende provocar uma reflexão sobre a forma como cada individuo passa pela vida.
    Com o título “Esquiço Dromoscópico” direcionamos as intenções artísticas e opções estéticas. É um conceito encontrado no livro de Paul Virilio “Cinema e Guerra”.
    “A própria representação pictórica é já é um esquiço dromoscópico, dado que o seu procedimento de construção é sistemático: trata-se da justaposição de episódios autónomos em que o procedimento habitual `2+1´e concebido como um ritmo imposto à retina humana, sendo a animação produzida por aquilo que os Egípcios designavam como vitalidade luminosa. A expressão demonstra até que ponto os Egípcios dominaram o problema anatómico da perceção e da produção da aparência, não como um dado. mas como uma operação ativa do espírito, algo que seria redescoberto bem mais tarde por pintores como Georges Seurat, com o divisionismo, Wassily Kandinsky e por cineastas como Gance, para quem é preciso falar primeiro aos olhos. No Egipto não existe simetria, mas antes equivalências: as paredes de imagens, faixas de calcário pintadas de alto a baixo onde desfilam figuras `em ação´.”
    (Virilio, Cinema e Guerra)
    Como tal, todo o texto e espetáculo é concebido por um conjunto de imagens que no seu visionamento global deve entender-se o “todo”. Das “fontes” para a escrita do texto e da sua relação para a composição da cena teatral emergiram vários pontos de vista não obstantes da sua funcionalidade para o que se pretende transmitir.
    A utilização da imagem, do cinema ao vivo, aprofunda e provoca um certo distanciamento entre a gravidade do conteúdo e a ludicidade da estética. Procurando o contacto, a transmissão dos conteúdos ao público através dos cruzamentos disciplinares.
    Apresentamos uma sucessão incomum de ligações e interações e repetições, mas de forma nenhuma sem sentido. Em palco estão em cena os atores, o músico e o operador de imagem, os quatro fazedores de um momento espetacular.
    Sara Henriques (2019)
Esquiço Dromoscópico
Esquiço Dromoscópico
Esquiço Dromoscópico
Esquiço Dromoscópico
Esquiço Dromoscópico
Esquiço Dromoscópico
Esquiço Dromoscópico
Esquiço Dromoscópico
Espetáculos Ar Livre
Ir ao encontro da fragilidade da escala humana e ao mesmo tempo provocar uma atitude reflexiva. Através do cruzamento de várias linguagens: cinema, ilustração, marionetas, máscaras, atores e música ao vivo
  • Ficha Artística
  • Criação - Sara Henriques e Rui Rodrigues
  • Cenografia - Sara Henriques e Rui Rodrigues
  • Música e Sonoplastia - Pedro Cardoso
  • Músico - Pedro Cardoso
  • Apoio ao Movimento - Paula Moreno
  • Figurinos - Cláudia Ribeiro
  • Estagiárias Assistente de Imagem - Inês Moreira e Úrsula Ferreira
  • Rider Técnico
  • Palco – 10m Largura / 7,50m Profundidade / 60cm de altura
  • 4 – Tripés de 4m de altura com barra para 4 e 6 projetores
    6 – Bases de chão
    1 – Estrutura vertical para projetor de vídeo a 2m de altura em retroprojeção
  • OUTROS EQUIPAMENTOS
  • 4 – Tripés para figurinos e adereços (Assegurado pela companhia)
    4 – Mesas (Assegurado pela companhia)
    1 - Aquário (Assegurado pela companhia)
  • Luz
  • 14 – Projetores Fresnel 1KW com palas e porta filtros
    6 – Projetores de Recorte 15/32 1KW com porta filtros
    6 – Projetores Par 64 cp 62 com porta filtros
    2 – Flood Ligh (Luz de Público)
    28 – Canais de Dimmer
    1 - Dimmer portátil (4 canais) (Assegurado pela companhia)
    12 - Projetores Par16 (Assegurado pela companhia)
    1 - Interface DMX Chamsys (Assegurado pela companhia)
    1 - Laptop (Assegurado pela companhia)
  • Som
  • Sistema de som stereo + Sub + 4 monitores
    Cabos XLR
    4 DIs
    1 - Mesa de Som (Assegurado pela companhia)
    2 - Microphones wireless c/ headset (Assegurado pela companhia)
    2 – Microphones SM58 (Assegurado pela companhia)
    2 – Tripés de Micro (Assegurado pela companhia)
  • Video
  • 1 - Projetor de vídeo (Equip. da companhia)
    1 - Tela de retroprojeção (Equip. da companhia)
    1 - Câmara digital (Equip. da companhia)
    1 - Cabo VGA 15m (Equip. da companhia)
    1 - Laptop (Equip. da companhia)
  • Logística
  • Montagem - 8 horas
    Desmontagem - 1h30min
  • Com pré-montagem da estrutura de palco. A Equipa necessita de iniciar a montagem no local ao início da tarde do dia anterior ao espetáculo, de forma a realizar um ensaio técnico noturno.
  • Equipa: 4 pessoas
    1 Camarim individual
    1 Camarim coletivo
  • Duração
  • 58 minutos
  • Classificação Etária
  • Maiores de 3 anos
  • Local de Representação
  • Ar livre
Festivais dos Canais de Aveiro