Lobo Mau
Cada Ovelha tem um Lobo. Cada Lobo tem 1002 Ovelhas… E se uma Ovelha tiver 1002 Lobos? E se cada Lobo tiver uma Ovelha? É a mesma coisa? Quantos Lobos tem um Homem?
Lobo Mau
- Sobre o Espetáculo
- Espectáculo que cruza teatro, teatro de marionetas, desenho animado e música. Imagens que às vezes flutuam, voam, ficam a pairar, e caem com todo o peso da gravidade, com a força de um carimbo, entre o absurdo e o surreal espelhando o insólito de lupa na mão. Apresentado sem texto, numa dinâmica de comédia visual e uma constante interligação entre o intérprete e o desenho animado em projeção. Espectáculo coproduzido pelo CineTeatro de Estarreja.
LOBO MAU
A população está subjugada a viver no limite, na sobrevivência onde não resta tempo para questionamentos. Importa, apenas, o consumo para gerar capital, que transforma, destrói particularidades das sociedades e culturas de vários povos através de uma globalização esmagadora - pelo poder, pelo dinheiro – que gera medo, desconfiança e superficialidade entre os indivíduos. Lobo Mau é um espetáculo de teatro centrado na exploração das possibilidades de comunicação através de uma linguagem visual geradora de diferentes significados, para o público familiar e para o público em geral. Neste espetáculo abordam-se questões que envolvem a relação do ser humano consigo próprio, tendo como ponto de partida a frase: “O Homem é o Lobo do Homem” Entende-se a relação entre o medo e a política, o medo como sustentação para o desenvolvimento de questões relacionadas com interesses que pouco se centram na qualidade de vida do indivíduo. Atualmente, assistimos a pessoas a serem induzidas a contratos dúbios através de um jogo psicológico baseado no medo do futuro, do presente e do “outro”. O impulso para a criação deste espetáculo surge da vontade de contrariar o pensamento e as linhas comuns na perspetiva social e humana de correto ou incorreto, utilizando o “Lobo Mau”, que no imaginário coletivo tem uma correspondência direta com o sentimento de medo ou, por outro lado, de poder. Iniciamos então a viagem, ao longo do espetáculo, relativizando paulatinamente a ideia comum de lobo mau. No imaginário ocidental, o lobo é o representante supremo do outro ameaçador e não domesticado da natureza. Ao longo da história, a ingovernabilidade dos lobos lhes dá uma dimensão mítico-imaginária que encontra seu caminho na cultura popular e lenta, mas seguramente eclipsa seu retrato mais objetivo dos naturalistas. (...). À medida que crescia o senso de ingovernabilidade, os lobos eram retratados publicamente como sendo maiores do que realmente são; eles cresceram e se tornaram gigantes no imaginário público americano e europeu dos séculos XVII e XVIII. Eles também são sempre imaginados como muito mais fortes do que são, dotados de força sobrenatural. Aqueles de nós que cresceram nas sombras da cultura europeia herdaram tal imaginário através dos vários contos europeus que incorporam o mito do lobo; todos nós sabemos que eles não podem, em nenhum momento, engolir nossas avós, para não mencionar nossas mais bonitas e inocentes meninas. Hoje, enquanto os lobos estão sendo reabilitados em vários programas de "reflorestamento", o lobo continua a fornecer-nos uma metáfora fundamental para definir aqueles que ameaçam nosso domínio soberano. (...) Pode-se dizer facilmente que os muçulmanos percebem no Ocidente hoje o que a especialista etno-zoologista e lobeira Geneviève Carbone observa sobre os lobos na história ocidental. Existem muitos fatos e muitas lendas circulando sobre os lobos, mas "entre fatos e lendas, o medo construiu um império de exagero onde eles se tornaram os eternos acusados" (Carbone 1991: 14). As imagens emocionalmente carregadas e razoavelmente fantasmagóricas do lobo feroz e assassino tornaram-se parte integrante da realidade europeia do lobo. (Hage, 2017, p.9-10) Apesar de estarmos conscientes de que vivemos numa era em que os mecanismos de controlo social estão transformados e adaptados à evolução tecnológica, fruto da grande industrialização, este espetáculo é construído numa procura de jogo entre os vários “papéis” sociais, os arquétipos. O mote surge no seguimento de uma reflexão um tanto niilista e progressista sobre a essência do ser humano, através de um ponto de vista cómico. Sem a pretensão de querer vitimizar o mais fraco ou culpabilizar o mais forte, propomos, pela trama e pelo dispositivo cénico contemporâneo, uma janela arcaica, mas subtil nas entrelinhas, para a perceção do ser humano, com o devido afastamento a fim de se percecionar a si, ao mundo que o rodeia e responsabilizar-se, nas suas ações, contrariando a tendência natural para a culpabilização do “outro”, desresponsabilizando-se de quaisquer ações por ignorância e obediência àquele que é considerado “superior” . O medo é estrutural na nossa cultura e devemos conviver com ele: temos medo da fome, da morte, da violência e o poder exerce-se quando há em quem o aplicar. Procurámos suscitar uma provocação para o fim das ilusões uma aceitação ou opção conscientemente. Em forma de questionamento, ou até mesmo estranhamento, tentámos quebrar a lógica de uma narrativa linear na exploração dos polos de ambiguidade e simplicidade através da estrutura de uma mecânica lúdica. Através do impulso de educar na diversão e provocar questionamentos desde tenra idade.
Cada Ovelha tem um Lobo Cada Lobo tem 1002 Ovelhas…
- Ficha Artística
- Criação - Sara Henriques e Rui Rodrigues
- Desenho de Personagens e Animação - João Apolinário Mendes
- Música e sonoplastia - Pedro Cardoso
- Interpretação - Sara Henriques
- Desenho de Figurinos - Pedro Ribeiro
- Cenário e desenho de Luz - Rui Rodrigues
- Coprodução - Red Cloud Teatro de Marionetas / Cineteatro de Estarreja
- Rider Técnico
- Palco negro
Fundo negro
Escuridão total - Espaço de representação
Largura - 7m
Profundidade - 8m
Altura - 6m - Cena negra
4 a 6 pernas
2 bambolinas
- Luz
- 5 Projectores Recorte 15/32
6 Projectores PC 1Kw com palas
7 Projectores Par 64 cp62 porta filtros - Cores: Rosco e-color+
104 deep amber – 2 Par
195 zenith blue – 2 Par
113 magenta – 2 Par
022 dark amber – 1 Par
- Som
- Mesa de som
Sistema de som standard stereo + 2 monitores no palco
2 ligações mini jack stereo
4 DIs - Video
- 2 Laptops (Assegurado pela companhia)
1 Projector de video (Assegurado pela companhia)
2 Ligações HDMI da régie ao fundo de cena ou 1 VGA + 1 HDMI
1 Tela para retroprojecção 3.45X1.65m (Assegurado pela companhia)
1 LCD (Assegurado pela companhia)
1 Ligação HDMI 15 metros + VGA 20 metros (Assegurado pela companhia)
- Logística
- Montagem 8 horas
Desmontagem 1hora - Equipa
2 Pessoas
1 Camarim individual
- Duração
- 45 minutos
- Classificação Etária
- Maiores de 3 anos
- Local de Representação
- Black box