Teatro Dom Roberto

O Teatro Dom Roberto é uma das formas de teatro popular de fantoches português que teve o seu crescimento a partir do sec. XVIII através da expansão das companhias itinerantes fazendo-se representar nas grandes cidades por toda a Europa. As peças de “Teatro de Cordel” também tiveram uma forte influência na construção daquilo a que hoje conhecemos por Teatro Dom Roberto.

Teatro Dom Roberto

  • Sobre o Espetáculo
  • Teatro tradicional e popular de marionetas português, o "Teatro Dom Roberto" hoje em dia faz recordar os mais velhos e mostra-se aos mais novos como uma relíquia da nossa cultura! Pelas mãos e palheta de Sara Henriques, os robertos elaborados por Rui Rodrigues ganham vida para a apresentação das duas histórias mais aclamadas do reportório do Dom Roberto, "O Barbeiro" e "A Tourada". Durante cerca de 30 minutos viajamos no tempo, onde a dinâmica de manipulação misturada com o som estridente da palheta e as habituais cenas de "paulada", abrem caminho à marotice disfarçada de ingenuidade, inerente a estas marionetas de luva com cabeças de madeira. Este Teatro era feito nas ruas, praias, romarias e feiras, apenas por um bonecreiro solitário com a sua barraca, fantoches e palheta; objeto que quando colocado no palato amplifica todos os sons emitidos por ele acentuando o jogo de dinâmicas de manipulação, acelerada e ritmada que desde há trezentos anos paira no cimo da Barraca do Dom Roberto, com pequenos ou grandes truques, dependendo do "bonecreiro" e das peças por ele representadas. O Teatro Dom Roberto está para Portugal assim como o Punch and Judy está para Inglaterra, o Guinhol está para França e Polichinello está para Itália. Hoje em dia o Teatro Dom Roberto é uma relíquia da cultura popular portuguesa e parte do património cultural imaterial português representado essencialmente por bonecreiros com uma forte ligação ao teatro de marionetas. Neste reportório apresentam-se as peças “O Barbeiro” e a “Tourada”. Estas peças seguiram sempre uma estrutura semelhante, mas eram apresentadas com pequenas diferenças, de acordo com as opções de cada bonecreiro. Nos anos 80, João Paulo Seara Cardoso muda o enredo da peça “O Barbeiro”, tornando aquele que nos dias de hoje é conhecido por Dom Roberto no herói do povo, pois é ele que mata o barbeiro e não o contrário como acontecia anteriormente; e acrescenta ainda a façanha de Dom Roberto matar a própria morte afirmando-se assim herói e imortal. Este reportório foi recuperado por Sara Henriques (Actriz e marionetista) a partir dos registos vídeo do Teatro Dom Roberto de João Paulo Seara Cardoso, (Encenador, actor e marionetista). Este espectáculo estreou em Maio de 2012 no Festival Internacional de Marionetas e Formas Animadas (FIMFA) no Jardim da Estrela em Lisboa.
Teatro Dom Roberto
Teatro Dom Roberto
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  • Ficha Artística
  • Bonecreira - Sara Henriques
    Marionetas - Rui Rodrigues
  • Rider técnico
  • Fonte 220V
  • Luz
  • N/A
  • Som
  • 1 Coluna amplificada (Assegurado pela companhia)
    1 Microphone wireless headset (Assegurado pela companhia)
  • Logística
  • Montagem 60 minutos
    Desmontangem 10 minutos
  • Equipa
    2 Pessoas
  • Duração
  • 30 minutos
  • Classificação Etária
  • Todo o público
  • Local de Representação
  • Ar livre, rua, praças, jardins, teatros, salas, recreios