Em janeiro começa o ano inteiro…
Mas antes de falarmos do futuro, é importante fazermos uma passagem pelo que foi o ano 2022, o ano Zero a seguir a dois anos de pandemia provocada pelo vírus covid-19. Dois anos muito complicados para todo o setor artístico. Lembramo-nos que em dezembro de 2019 estávamos a abrir oficialmente o Espaço Red Cloud Marionetas e que dois meses mais tarde todas as ações públicas para lá desenhadas e para outros locais foram forçadas a ficar suspensas. O ano de 2022 representou um despertar que permitiu a invenção de novos anos e na parte que nos pertence, o quotidiano continua a ser uma evolução contínua, consciente procurando sempre o rigor profissional e artístico no âmbito do realmente possível.
Atividades públicas Realizadas em 2022:
89 Ações abertas ao público
7160 Espectadores
446 Participantes em 0ficinas
· 66 Espetáculos, dos quais 19 foram apresentados no Espaço Red Cloud Marionetas, Aveiro com sessões dirigidas à comunidade escolar e ao público em geral, na sua maioria ESGOTADAS.
Os restantes espetáculos estiveram em circulação por importantes Festivais, Teatros, e espaços alternativos: “Palcos Irrequietos” em Braga, “Festival Manobras” em Abrantes, Tramagal, Moita e Torres Vedras, pela Artemrede, “Ei Marionetas” em Gondomar, “Olhó Boneco” em Vila do Conde, “Fora dos Eixos” em Santa Maria da Feira, “Marionetas na Cidade” em Alcobaça, “Festa de Outono” em no Jardim Serralves, “Festival de Teatro” em Joane, Teatro Sá da Bandeira, em Santarém, Teatro Flor de Infesta, em Matosinhos, Ferreira do Zêzere, Museu Abade de Baçal, em Bragança, Almeida, Porto, Acert, em Tondela, O Teatrão, em Coimbra, “Natalim” em Estarreja, Teatro Municipal de Ourém, “Boas Festas” em Aveiro.
· 21 Oficinas, das quais 4 foram apresentadas no Espaço Red Cloud Marionetas, Aveiro.
É possível visitar alguns resultados das Oficinas de Stopmotion a partir de novas narrativas do Teatro Dom Roberto, no nosso Espaço virtual.
. Formação para adultos de construção e manipulação de marionetas, Oficinas de construção e criação a partir dos processos criativos dos espetáculos para crianças, Oficinas da técnica de animação Stopmotion a partir das narrativas e personagens de espetáculos do repertório tradicional do Teatro Dom Roberto, apresentados para todo o público, Construção e manipulação de marionetas, criação, improviso e interpretação teatral.
· 20 Conversas informais em torno dos processos criativos da companhia e introdução ao Universo das Marionetas, das quais 15 foram realizadas no Espaço Red Cloud Marionetas em Aveiro.
· 3 Visitas ao Espaço Red Cloud Marionetas em Aveiro.
· Criação e apresentação do espetáculo “A Rosa e os Três Namorados” construído com a comunidade reclusa do Estabelecimento Prisional de Aveiro, no âmbito da parceria com o projeto Libert`arte. A partir do texto de reportório tradicional do Teatro Dom Roberto, adaptámos a narrativa, os reclusos construíram marionetas de varão, aprenderam a manipular e apresentaram o espetáculo.
· Parceria com o Projeto Safe, Bairros saudáveis junto da comunidade escolar cigana, com apresentação de sessões do espetáculo “Plip” e Oficinas de criação para pensar os processos criativos construindo e trabalhando novas narrativas que permitiram questionar, pensar em torno dos objetivos do projeto.
· Colaboração no projeto promovido pela CM Aveiro / Teatro Aveirense, com direção de Jorge Louraço, na reposição e adaptação do espetáculo “As Sete Vidas da Argila – Como Boca de Barro Ganhou o seu Apelido”.
2022 reflete a contínua e consciente evolução da Red Cloud Teatro de Marionetas no que toca à circulação de espetáculos para vários públicos (infantil, jovem, adulto e familiar e escolar), na capacidade de diálogo e parceria com diferentes projetos artísticos em território nacional e demonstra claramente os resultados do investimento da companhia, no trabalho junto da comunidade local.
Além de investir na criação e linguagens contemporâneas, tal como prova a carteira de espetáculos disponíveis para circulação, tem sempre presente o tradicional Teatro Dom Roberto, criando múltiplos formatos na sua abordagem e promoção desta arte elevada a património cultural imaterial.
A Red Cloud Teatro de Marionetas continua a apostar nas ações de Serviço Educativo que passam não só pelas Oficinas e Workshops e Masterclasses que promove, mas também nas conversas informais junto do público.
De forma unânime temos recebido muito bons feedbacks das apresentações de espetáculos, e ações de Serviço Educativo que decorreram em 2022.
Em Aveiro, verificou-se uma adesão muito positiva e significativa por parte da comunidade escolar e público em geral para todas as propostas apresentadas no Espaço Red Cloud Marionetas, verificámos a visita de 842 espectadores. Sendo este espaço, um local onde se pode assistir a várias propostas culturais para uma faixa etária bastante diversificada. É um sítio cada vez mais valioso e estratégico para a captação, educação e mediação de públicos. Contribuindo para a fruição e oferta cultural local, sendo também, uma incubadora dos projetos artísticos promovidos pela companhia, que circulam por território nacional e internacional.
Perante estes resultados, só podemos agradecer a tod@s os que viajam connosco:
Público, Colaboradores e Fornecedores, Entidades contratantes: Teatros, Museus, Bibliotecas, Festivais, Municípios, Companhias, Associações e Escolas.
Parceiros como a Tecnologias Imaginadas e a Câmara Municipal de Aveiro.
Fiquem atent@s porque em breve teremos novidades fresquinhas 🙂
Não se esqueçam:
No nosso Espaço virtual é possível aceder de forma gratuita a alguns conteúdos passados e resultados de algumas oficinas de cinema de animação, basta fazer a inscrição e procurar!
Nas nossas páginas das redes sociais é possível ir acompanhando a evolução dos projetos, digressões e todas as ações.
Até muito breve!
Red Cloud Teatro de Marionetas