
Serviço Educativo
Pensado de acordo com os processos de criação, reposição e programação de espetáculos, o Serviço Educativo SE, da Red pretende ampliar e veicular a interdisciplinaridade do universo do teatro de e com marionetas, formas, objetos, coisas e imagens em movimento. O SE reflete e alia o tradicional e o contemporâneo em articulação com a evolução tecnológica dos media no teatro e nas artes performativas. Programa e convida artistas e pessoas da área de investigação, mas também dispõe de ações educativas para circulação.
Compete ao SE da Red Cloud Teatro de Marionetas, promover tipologias distintas de atividades educativas e formativas, destinadas a crianças, adultos, famílias, escolas e outros grupos específicos, no campo da educação não formal. Seja pela força da curiosidade, ludicidade, experimentação ou conhecimento, quer pela necessidade de investigação e exploração de novos instrumentos técnico-artísticos, todas as motivações que estas encerram em si, são mote para o desenvolvimento da vertente educativa, dinamizando e articulando diferentes níveis de saber. A envolvência e participação do público constituí o nosso objetivo primordial, colaborando assim não só para a sensibilização de novos públicos, mas acima de tudo para o desenvolvimento de uma cultura crítica que estimule a criatividade do individuo, de acordo com o paradigma da aprendizagem ao longo da vida.
Acompanhe todos os eventos no âmbito da Circulação e Reposição dos nossos espetáculos, Serviço Educativo / Mediação e Programação aqui na nossa agenda.
Próximo evento
6.
maioDebate com Christiane Taubira // Serviço Educativo 2026 | Espaço Red Cloud Marionetas
Debate com Christiane Taubira // Serviço Educativo 2026 | Espaço Red Cloud Marionetas
[Evento gratuito]
Data/horário: 6 de maio (quarta-feira), às 18h
Local: Espaço Red Cloud Teatro de Marionetas (R. Hintze Ribeiro 52A, Aveiro)
Idioma: Inglês
Inscrições: https://forms.gle/io3cpRy3eV8TQ6dG7
Escravatura crime contra a humanidade. Implicações para os países que escravizaram e traficaram pessoas.
Debate aminado por Álvaro Vasconcelos e Kitty Furtado.
Organização: Esta é uma iniciativa da Forum Demos. A Red Cloud Teatro de Marionetas, em Aveiro, juntou-se à Casa do Comum, em Lisboa, para a receção do público e participação on-line. o Debate acontecerá nestas duas casas das duas cidades (Aveiro e Lisboa). No espaço da Red Cloud Teatro de Marionetas, em Aveiro, estará a Kitty Furtado como porta voz.
Christiane Taubira ou Christiane Taubira-Delannon (Caiena, 2 de fevereiro de 1952) é uma política francesa. Foi Ministra da Justiça da França desde 15 de maio de 2012 até 27 de janeiro 2016, sob a presidência de François Hollande.
Vida
Ela estudou na Universidade Pantheon-Assas. Tendo desempenhado as funções de presidente do seu partido, Christiane Taubira desempenhou funções de deputada na Assembleia Nacional Francesa, tendo sido reeleita em 1997. Em 1993, votou a favor da tomada de posse do conservador Édouard Balladur, para o Conselho de ministros. Em 1994, tornou-se membro do Parlamento Europeu (MEP), sendo o quarto na lista Radicale Énergie liderada por Bernard Tapie. Em junho de 1997, ela entrou então para o Partido Socialista (PS), e então o primeiro-ministro Lionel Jospin, também socialista, encomendou-lhe um relatório sobre a pesquisa de ouro na Guiana.
Christiane Taubira foi a força matriz por trás de uma lei de 21 de Maio de 2001, que reconhece o tráfico atlântico de escravos e a escravidão como um crime contra a humanidade. Em 2002, ela era uma candidata do Partido Radical Esquerda (PRG) para a presidência, apesar de ela não pertencer ao partido. Ela ganhou 2,32% dos votos. A partir de 2002, tornou-se vice-presidente do Partido Radical de Esquerda. Ela foi eleita novamente como vice em 16 de junho de 2002, juntou-se ao grupo socialista na Assembleia.
Nomeada ministra da Justiça no governo de Jean-Marc Ayrault, após a vitória de François Hollande, nas eleições presidenciais de 2012, deveria trabalhar com a ministra Delphine Batho. No entanto, a sua relação deteriorou-se rapidamente e nunca conseguiram partilhar responsabilidades. Após as eleições legislativas de junho de 2012, Delphine Batho foi nomeada ministra da Ecologia, substituindo Nicole Bricq, e deixando Christiane Taubira no comando do Ministério.
Trabalhou como Garde des Sceaux, o direito dos homossexuais, para que o Casamento entre pessoas do mesmo sexo em França fosse permitido, através do seu projeto de lei denominado “Lei Taubira”. Após um período de debate nacional no país, ela conseguiu finalmente que a Justiça francesa adotasse esta lei.
Venceu as Primárias do Povo Francesas de 2022, conquistando o direito de se candidatar como candidata da “esquerda unitária” nas eleições presidenciais francesas de 2022. Foi a sua segunda candidatura após a eleição presidencial francesa de 2002, onde não conseguiu qualificar-se para a segunda volta depois de ter obtido apenas 2,32% dos votos na primeira volta. Ela desistiu da corrida a 2 de março de 2022, depois de não ter conseguido apoio suficiente para se qualificar.
Como é habitual, as ações propostas pela Red Cloud Teatro de Marionetas ao longo do ano são articuladas com as temáticas da sua nova criação em cada ano. Esta ação articula-se assim com o âmbito e temáticas da novo espetáculo, que estreará em 2026.

16.
maioDesocultar Arquivo – Conferência Performance + Roda de Conversa com Kitty Furtado e Felisbela Ramalho | Espaço Red Cloud Marionetas
Desocultar Arquivo - Conferência Performance com Kitty Furtado e Felisbela Ramalho // Serviço Educativo - Ações paralelas para Nova Criação 2026
[Evento gratuito*Inscrição obrigatória]
Data/horário: 16 de maio (sábado), às 19h
Local: Espaço Red Cloud Teatro de Marionetas (R. Hintze Ribeiro 52A, Aveiro)
Duração: 60 minutos
Inscrição através do formulário: https://forms.gle/wPVaM4dnJZ3mGHKh9
Sobre a Conferência Performance + Roda de Conversa, com Kitty Furtado e Felisbela Ramalho
Esta proposta consiste no desenvolvimento de uma pesquisa coletiva em torno de um arquivo pessoal e familiar, que visa desocultar a memória da experiência de meninas racializadas nascidas em África e que cresceram em Portugal após as independências africanas. Pretende-se ainda cruzar essa memória e os acontecimentos que ela convoca com a história do país e do mundo, percebendo como esta atravessa a vida privada e como o privado é político.
A independência das antigas colónias portuguesas, ocorrida entre 1974 e 1975, marcou um dos períodos mais intensos de transformação social e cultural em Portugal. Entre os muitos fluxos migratórios que se seguiram, destaca-se a chegada dos chamados “retornados” — pessoas que viviam nas colónias e que, após a independência, regressaram a Portugal. O facto é que, neste grupo de “retornados”, havia também famílias inteiras que nunca tinham estado em Portugal e ainda famílias racializadas, total ou parcialmente, cuja experiência de integração e de construção identitária se revelou particularmente complexa.
Porém, os retornados foram construídos socialmente como “brancos”. A narrativa dominante sobre o regresso dos portugueses das ex-colónias centrou-se na ideia de um retorno de cidadãos portugueses europeus, omitindo ou marginalizando a presença de pessoas racializadas. Esta representação contribuiu para a invisibilização das famílias misturadas e das experiências dos seus membros não brancos.
Para as crianças racializadas, crescer em Portugal após a queda do império significou navegar por múltiplas identidades e enfrentar desafios únicos. Especialmente para as que cresceram fora dos grandes centros urbanos de Lisboa e Porto. Em alguns momentos, a diferença racial foi vivida como um fardo; noutros, como uma fonte de enriquecimento e singularidade. A forma como os diferentes momentos puderam ser vividos está relacionada com acontecimentos privados, mas também com a história pública, incluindo acontecimentos à escala internacional.
Notas biográficas:
Ana Cristina Pereira (Kitty Furtado) é doutorada em Estudos Culturais pela Universidade do Minho e investigadora do CECS, onde desenvolve o projeto individual The Black Gaze – Cinema Negro em Portugal. É professora convidada da FBAUP e subdiretora da VISTA: revista de Cultura Visual. Entre outros textos e edições de números especiais, publicou com Rosa Cabecinhas o livro “Abrir os gomos do tempo: conversas sobre cinema em Moçambique” (2022). Crítica cultural empenhada na diluição de fronteiras entre academia e esfera pública, tem curado mostras de cinema (pós)colonial e promovido a discussão pública sobre Memória, Racismo e Reparações. Entre outros contributos, destaca-se a criação e coordenação da Oficina de Reparações (mala voadora, Porto, 2023), a curadoria do programa Biomes, no âmbito da representação de Portugal na Bienal de Arte de Veneza (2024) a exposição Cinemas nas Independências (Centro de Cinema Batalha, 2025) e a curadoria da mostra Black Gaze: Cinema Negro em Portugal (CAM – Fundação Calouste Gulbenkian, 2025).
Felisbela Ramalho é licenciada em Ensino de Português, Latim e Grego pela Universidade de Aveiro e, atualmente, é professora de português no ensino básico e secundário.
Nasceu em Angola em 1968, filha de mãe angolana e pai português.
Em 1975, veio para Portugal com a família nuclear, no decurso do processo de descolonização e independência de Angola.
Até à presente data não regressou ao país de origem.
As ações propostas pela Red Cloud Teatro de Marionetas ao longo do ano são articuladas com as temáticas da sua nova criação em cada ano. Esta ação articula-se assim com o âmbito e temáticas da novo espetáculo, que estreará em 2026.

EVENTOS ANTERIORES
15.
DezembroAcolhimento: Conversa com Kitty Furtado e Marta Lança // Serviço Educativo – Ações paralelas “Precópio” | Espaço Red Cloud Marionetas
Acolhimento: Conversa com Kitty Furtado e Marta Lança // Ações paralelas ''Precópio''
*Evento presencial e com transmissão online em direto*
Entrada livre
Data/horário: 15 de dezembro (2ª feira), às 21h
Local: Espaço Red Cloud Teatro de Marionetas (R. Hintze Ribeiro 52A, Aveiro)
*com transmissão online no canal de Youtube da companhia: www.youtube.com/@redcloudteatrodemarionetas1507
Duração: apróx. 1h30
Detalhes: A reflexão sobre a descolonização no passado, no presente e no futuro é matéria que integra o processo de criação de Precópio. A próxima sessão de “conversas paralelas” no âmbito deste projeto promovido pela Red Cloud Teatro de Marionetas, conta com a participação de Kitty Furtado e Marta Lança.
Podemos contar com a apresentação de alguns dos importantes projetos que ambas desenvolvem e que contribuem para a Reparação e reflexão para a resposta à pergunta: “Como vemos a democracia, o desenvolvimento transversalmente com a descolonização?”
*O projeto Precópio é uma produção da Red Cloud Teatro de Marionetas, em coprodução: com Teatro Aveirense / Câmara Municipal de Aveiro. Conta com o apoio do programa Arte pela Democracia (50 Anos 25 Abril) / Governo de Portugal | Cultura – Direção-Geral das Artes.
29.
Novembro
Acolhimento: Conversa IC Memória Colonial do Palácio // Serviço Educativo – Ações paralelas “Precópio” | Espaço Red Cloud Marionetas
Acolhimento: Conversa IC Memória Colonial do Palácio // Ações paralelas ''Precópio''
*Evento presencial e com transmissão online em direto*
Entrada livre
Data/horário: 29 de novembro (sábado), às 15h00
Local: Espaço Red Cloud Teatro de Marionetas (R. Hintze Ribeiro 52A, Aveiro)
*com transmissão online no canal de Youtube da companhia: www.youtube.com/@redcloudteatrodemarionetas1507
Duração: 2h
Detalhes: O Espaço Red Cloud Teatro de Marionetas acolhe uma conversa da Iniciativa Cívica pela Memória Colonial do Palácio, dedicada ao tema “A primeira lição de colonialismo dada ao povo português” – História e memória da Exposição Colonial de 1934.
A sessão contará com a participação de Eduardo Esteves e Simão Leal, que nos irão apresentar e contextualizar a relevância desta iniciativa.
Mais uma ação de serviço educativo, que a Red Cloud Teatro de Marionetas acolhe no âmbito do processo de criação do projeto “Precópio”. Mais do que a criação de um espetáculo, o projeto desenvolve “ações paralelas”, como conversas, encontros e sobretudo momentos de reflexão com o público. “Precópio”, será um espetáculo sobre o pós-1974 e o pós-2025.
*O projeto Precópio é uma produção da Red Cloud Teatro de Marionetas, em coprodução: com Teatro Aveirense / Câmara Municipal de Aveiro. Conta com o apoio do programa Arte pela Democracia (50 Anos 25 Abril) / Governo de Portugal | Cultura – Direção-Geral das Artes.

04.
Outubro 2025
Acolhimento: Conversa SOS Racismo // Serviço Educativo – Ações paralelas “Precópio” | Espaço Red Cloud Marionetas
Acolhimento: Conversa SOS Racismo // Ações paralelas ''Precópio''
*Evento presencial e com transmissão online em direto*
Entrada livre
Data/horário: 4 de outubro (sábado), às 15h00
Local: Espaço Red Cloud Teatro de Marionetas (R. Hintze Ribeiro 52A, Aveiro)
*com transmissão online no canal de Youtube da companhia: www.youtube.com/@redcloudteatrodemarionetas1507
Duração: 2h
Detalhes:
No dia 4 de outubro (sábado), às 15h00, o Espaço Red Cloud Teatro de Marionetas acolhe uma conversa da Associação SOS Racismo, em torno da Iniciativa Legislativa Cidadã para a criminalização do racismo. Com a presença de Nuno Silva e Anizabela Amaral.
*O projeto Precópio é uma produção da Red Cloud Teatro de Marionetas, em coprodução: com Teatro Aveirense / Câmara Municipal de Aveiro. Conta com o apoio do programa Arte pela Democracia (50 Anos 25 Abril) / Governo de Portugal | Cultura – Direção-Geral das Artes.
.

17.
Julho 2025
Conferência sobre o teatro tradicional de marionetas em Portugal e na Europa | Teatro Aveirense (Salão Nobre)
Conferência sobre o teatro tradicional de marionetas em Portugal e na Europa | Teatro Aveirense (Salão Nobre)
*Evento presencial e com transmissão online para inscritos*
Ação integrada no Festival dos Canais
Data/horário: 17 de julho (quinta-feira), às 15h00
Local: Salão Nobre do Teatro Aveirense (com transmissão online em direto)
Público: jovens e adultos, entusiastas de teatro/artes performativas tradicionais/contemporâneas, profissionais de teatro, investigadores, estudantes.
Entrada livre
Sobre a conferência:
Conferência realizada no âmbito das ações do Serviço Educativo, que a companhia realiza regularmente e que se articulam com os processos de criação. Esta ação surge integrada no Festival dos Canais, no segundo dia da apresentação do espetáculo “Castelo dos Fantasmas”.
A sessão contará com transmissão em direto online, para inscritos prévios.
Oradores convidados:
– Adolfo Ayuso Roy | Relações entre Portugal e Espanha nas marionetas tradicionais
– Christine Zurbach | Marionetas Tradicionais em Portugal e na Europa
– José Gil | Teatro Dom Roberto
– Luís Zornoza Boy | Tradição e Vanguarda
– Mário Moutinho | Memórias do Teatro Dom Roberto nos anos 80: Mestre Francisco Esteves, Mestre António Dias e a transmissão aprendizagem de João Paulo Seara Cardoso
Notas biográficas dos oradores convidados:
Adolfo Ayuso Roy, Professor e escritor. Estudioso e pesquisador de formas populares de teatro. Sócio fundador da companhia “Títeres de la Tía Elena” (1995) e Diretor artístico de mostras e festivais internacionais de marionetas. Professor colaborador da Escola Municipal de
Teatro de Zaragoza, lecionou também cursos e conferências em diversas universidades e centros de ensino superior dramático.
Christine Zurbach, catedrática na Escola de Artes (Univ. Évora), onde é investigadora no Centro de História da Arte e Investigação Artística, nas áreas das Artes Cénicas: Dramaturgia, História do Teatro, Teatro de Marionetas, Tradução de Teatro e Estudos Teatrais, com publicações
nacionais e internacionais. É Doutorada na Univ. de Évora com a tese Tradução e Prática do Teatro em Portugal de 1975 a 1988.
José Gil, co-diretor da companhia S.A.Marionetas, bonecreiro e Investigador do teatro de marionetas tradicional português, é autor do livro Teatro Dom Roberto – o teatro tradicional itinerante português de marionetas – o saloio de Alcobaça e os novos Palheta, com edição do Museu da Marioneta de Lisboa.
Luís Zornoza Boy, marionetista e escultor. Partilha a criação da peça da Red Cloud Teatro de Marionetas: Castelo dos Fantasmas. Trabalhou com marionetas tradicionais desde 1979 e como diretor de teatro de marionetas em Madrid (Rocambole), Helsínquia (Vihera Omena), Londres (Siesta Teatro), Bélgica (Taptoe) e foi durante 18 anos diretor artístico do Teatro Nacional de Marionetas de Inglaterra.
Mário Moutinho é um actor, produtor e programador cultural português. Participou em mais de 70 peças teatrais. Ficou conhecido do grande público através da criação das personagens Guarda Serôdio na série Os Amigos do Gaspar (RTP 1986) e Marcial Andrade na série Os Andrades (RTP 1994/96). A sua proximidade com as marionetas tradicionais acontece em 1977 no TAI, Teatro Amador de Intervenção, como membro fundador, encenador, autor e coautor e no FAOJ – Fundo de Apoio aos Organismos Juvenis (depois Instituto Português da Juventude) como técnico de animação cultural, entre 1980 e 1989. Acompanhou de perto o Mestre Francisco Esteves e o Mestre António Dias, bonecreiros executantes e assistiu à transmissão do ofício do Mestre António Dias a João Paulo Seara Cardoso (1956-2010), bonecreiro, encenador e ator.
***
Esta ação de serviço educativo decorre no âmbito da nova criação da companhia – “Castelo dos Fantasmas”, uma produção da Red Cloud Teatro de Marionetas, em co-produção com o Festival dos Canais, Teatro Aveirense, Câmara Municipal de Aveiro e Lisboa Cultura/Museu da Marioneta. Com o apoio do Governo de Portugal – Cultura | Direção-Geral das Artes
.

16.
Novembro 2024
Conferência sobre Marionetas | ATLAS Aveiro – presencial e com transmissão online
Conferência sobre Marionetas | ATLAS Aveiro
*Com interpretação em Língua Gestual Portuguesa*
Data/hora: 16 novembro, às 18h30
Local: ATLAS Aveiro, com transmissão online
Público: jovens e adultos, profissionais de teatro, investigadores, estudantes, entusiastas de teatro/artes performativas tradicionais/contemporâneas
Duração: 2h
Sobre a conferência:
Convidamos as professoras e investigadoras Christine Zurbach (Centro de História da Arte e Investigação Artística, da Universidade de Évora) e Catarina Firmo (Centro de Estudos de Teatro da Faculdade de Letras – Universidade de Lisboa) para refletir sobre o teatro de marionetas, numa sessão de serviço educativo entre o contemporâneo e o tradicional.
Ação integrada no processo criativo da nova criação da Red Cloud Teatro de Marionetas, o espetáculo “BONECOS”.
Resumos das comunicações:
Christine Zurbach: O teatro de marioneta deixou de ser o parente pobre no mundo da arte teatral. Beneficiando das transformações que se verificaram nas artes em geral a partir do século XX, a marioneta surge hoje como um vasto laboratório de criação artística experimental. É o que se pode verificar no caso português em diversas companhias contemporâneas.
Catarina Firmo: Comunicação “Mulheres marionetistas no Mali e no Senegal” – A investigação da presença feminina no teatro de marionetas assume-se como um campo recente e de urgente debate. Pensando nas novas vias do feminismo, vale ainda a pena lembrar que pela sua liberdade e riqueza expressiva, o teatro de marionetas e formas animadas é também um lugar privilegiado para debater os conceitos de identidade e de género, abrindo as possibilidades de representação de corpos expandidos e não normativos. Nesta comunicação proponho lançar o debate a partir de alguns casos de viragem de rumo no Mali e no Senegal, onde as mulheres marionetistas se apropriam e transformam as tradições.
[ Requer inscrição: https://forms.gle/DrtZiX1HWUaUuEpYA ]
***
Uma produção da Red Cloud Teatro de Marionetas com o apoio da Direção-Geral das Artes /Governo de Portugal – Cultura, co-produção com o Teatro Aveirense e Câmara Municipal de Aveiro.

27.
Abril 2024
“sobre o peso e a leveza” | Masterclass com Eduarda Neves
''sobre o peso e a leveza'' | Masterclass com Eduarda Neves
*Evento em formato presencial e com transmissão online – requer inscrição através de formulário
*Com Interpretação Língua Gestual Portuguesa
– Formadora Eduarda Neves
– Data 27 abril 2024, às 16h00
– Local Edifício ATLAS – Biblioteca Municipal de Aveiro
– Classificação etária M/15
– Entrada livre
A partir da noção de “leveza” — tal como nos é apresentada por Italo Calvino no livro “Seis propostas para o próximo milénio” — desenvolveremos uma reflexão articulada entre aquela noção e algumas práticas artísticas contemporâneas que, tomando o arquivo como objecto de investigação, contribuem para questionar as noções de tempo, memória e identidade.
Sobre Eduarda Neves — Licenciada em Filosofia e Doutorada em Estética. Curadora independente. Tem apresentado projetos expositivos em instituições e espaços nacionais e internacionais. A sua atividade de investigação e curadoria articula os domínios da arte, filosofia e política. Integrou as Comissões de Aquisição de Arte Contemporânea para a Coleção do Estado Português (2019-20), para a Coleção Municipal do Porto (2021) e (2023) a Comissão de Apreciação que selecionou a Representação Oficial Portuguesa na 60.ª Exposição Internacional de Arte – La Biennale di Venezia 2024. Integra o Conselho Consultivo do The New Centre for Research & Practice. No âmbito das obras que publicou algumas foram selecionadas para o prémio Pen Club na categoria de Ensaio. BESTIÁRIO MENOR. Tempo e Labirinto na arte contemporânea (Lisboa: Barco Bêbado, 2022), será publicado em versão inglesa (2024) pela &&& Books (The New Centre, Berlin). Colaboradora regular da revista “Contemporânea”. Em 2021 foi a editora convidada do #7 desta publicação, dedicado à fotografia no campo das artes visuais. Atualmente é diretora da ESAP – Escola Superior Artística do Porto, onde leciona arte contemporânea [+ info: https://eduardaneves.pt/ ]
– –
Fazer reserva: https://forms.gle/pE1ghxYy2cHaF4yj9

1. a 5.
Abril 2024
“Poética das Coisas que se Movem em Conta Devagar” | Oficina de animação stop-motion
1 a 5 de Abril, 2024 | Oficina “Poética Das Coisas Que Se Movem em Conta Devagar” (M/12)
Esta atividade, com a duração de 5 dias, integra-se no processo criativo do próximo espetáculo da Red Cloud Teatro de Marionetas, “Conta Devagar”, que irá estrear no final do 1º semestre de 2024.
Informações úteis:
- De 1 a 5 de Abril (2ª a 6ª feira), das 14h30 às 18h30
- Local: Espaço Red Cloud Teatro de Marionetas
- Classificação etária: M/12
- Lotação: 12 participantes
- Valor: 25€ por participante *Os participantes terão entrada gratuita no espetáculo “Conta Devagar”, no Espaço Red Cloud Teatro de Marionetas*
Sobre a oficina:
No âmbito das ideias e desenvolvimento do espetáculo em criação, durante a oficina, os participantes terão a oportunidade de construir imagens em movimento em torno dos temas: tempo, espaço e origem, a partir de várias perspectivas. O resultado será posteriormente trabalhado para integrar a componente visual do espetáculo.
A técnica de imagem em movimento a trabalhar é animação stop-motion, cinema de animação quadro a quadro. Serão utilizados objetos, pinturas, formas e vários materiais.
+ info e reservas: contactar prod@redcloudmarionetas.com
FECHAR
25.
Novembro 2023
“Kleist e a vida das marionetas” | Masterclass com João do Vale
''Kleist e a Vida das Marionetas'' | Masterclass com João do Vale
*Evento em formato presencial e com transmissão online
*Com Interpretação Língua Gestual Portuguesa
– M/16
– Formador João do Vale
– Data 25 novembro 2023 às 16h00
– Duração 2h
– Local Edifício ATLAS – Biblioteca Municipal de Aveiro
Convidamos o pintor e escritor João do Vale a partilhar as suas impressões e interpretações sobre o texto “Sobre a vida das marionetas”, de Heinrich von Kleist, numa Masterclass que explora o universo da animação de marionetas tendo como ponto de partida as reflexões do renomado escritor e dramaturgo alemão.
Apresentação:
Esta masterclass pretende fazer-nos mergulhar no mundo da marioneta e da sua vida animada. O estudo em torno da figura de Heinrich von Kleist (1777-1811) dramaturgo alemão, da sua vida e obra e a escolha de um conto em particular “Sobre o teatro de marionetas” faz-nos mergulhar e observar o mundo das marionetas e o modo de as vitalizar: a comunicação de sentimentos, mas mais ainda o modo de os comunicar traduzem-se, no texto de Kleist, numa interpretação quase essencialista da marioneta e do humano (e do humano representado pela marioneta). A partir deste texto, estudaremos o modus operandi de Kleist para nos focarmos nos sentimentos recebidos pela marioneta, que recebe estes sentimentos como se fossem blocos afetivos que estão em movimento. Por isso fala em sentimentos tão abstratos como “graça” e “leveza”, sentimentos que se materializam e desmaterializam na vida da marioneta como afetos que só no movimento da marioneta se deixam perceber. Mas são movimentos ou um único movimento? E como funcionam? Como se montam e desmontam na marioneta? Chegamos aqui a algumas hipóteses em torno da projeção do sentimento do humano na marioneta, como a “miniaturização” como processo percetivo, a dança, como manuseio de blocos afetivos ou o drama em si, como hipótese de representação e improvisação (e de deslocamentos afetivos). Pretendemos assim compreender o mundo da animação da marioneta através do pensamento e sentimento de um dos maiores génios literários alemães.
FECHAR
Pedido de Informações
* Não iremos partilhar as suas informações pessoais com ninguém. Confira a nossa Política de Privacidade para mais informações.
