O ano de 2025 foi intenso e muito bem sucedido em todos os eixos de atuação da Red Cloud Teatro de Marionetas: criação/circulação/reposição de espetáculos; serviço educativo e mediação; programação motus imago.
Tudo isto foi e continua a ser possível devido ao reconhecimento do público em geral e da comunidade escolar, aos convites recebidos ao longo do ano, vindos de espaços alternativos e convencionais, parceiros informais e institucionais que se interessam e apoiam as nossas propostas. É possível também pela parceria e apoio do Município de Aveiro e do Teatro Aveirense, e pelo financiamento para o biénio 25/26 da Direção Geral das Artes, organismo da República Portuguesa (área governativa da Cultura, Juventude e Desporto) que tem por missão a coordenação e execução das políticas de apoio às artes em Portugal, com a prioridade de promover e qualificar a criação artística, bem como garantir a universalidade da sua fruição.
Queremos muito saudar as equipas e o público que nos acompanharam neste louco ano de 2025.
Obrigad@!!! A Red ficou mais forte!
Em 2026 damos seguimento às atividades que são estruturantes para o desenvolvimento da companhia e é com enorme orgulho e responsabilidade que continuamos a apostar num plano anual cujas ações se articulam em termos artísticos e de pensamento com a nova criação deste ano, que já se encontra em desenvolvimento.
Criação e Circulação
Em 2026 a companhia irá estrear uma nova criação. Esta criação parte de um propósito documental, mas desenvolve-se artisticamente no âmbito ficcional. Em torno da memória da sociedade portuguesa do início do séc. XX, a partir da vida e profissão de pessoas negras portuguesas.
Esta criação surge com a vontade de provocar o pensamento comum sobre algumas das tantas questões associadas à invisibilidade e à falta de conhecimento sobre a representação negra em Portugal, que por sua vez contribui para uma sociedade que quotidianamente tem imensas dificuldades em assumir um Nós como um todo, assumindo um Nós e os Outros, o que nos parece uma visão muito distorcida da realidade.
Pensaremos a virtualidade da imagem estática desde os seus primórdios por fotografia, ilustração em slide ou retroprojeção, assim como por formas animadas aliadas à interpretação.
É uma co-criação entre Sara Henriques, Rui Rodrigues e João Garcia Neto.
Serviço Educativo / Mediação
A participação do público constitui um objetivo central, procurando a fidelização dos nossos públicos, a sensibilização de novos públicos, mas acima de tudo o desenvolvimento de uma cultura crítica que estimule a criatividade do indivíduo, de acordo com o paradigma da aprendizagem ao longo da vida.
Em 2026 apresentamos ao público adulto em datas distintas 3 conferências/masterclasses, com Kitty Furtado e Felisbela Ramalho; Cristina Roldão e José Alberto Ferreira. E não nos esqueceremos do público mais jovem! Faremos as habituais visitas à comunidade escolar e os ensaios abertos no espaço da Red Cloud Teatro de Marionetas com muita conversa à mistura.
Reposição de espetáculos – RE
No Espaço da Red Cloud Teatro de Marionetas serão apresentadas 2 reposições de 2 espetáculos da companhia.
No primeiro semestre iniciamos com “A Menina Que Vendia Fósforos” para escolas e para público cego e amblíope – dando desta forma mais um passo no contexto da acessibilidade do nosso espaço. Depois de várias ações com interpretação em Língua Gestual Portuguesa (LGP) desde 2023, esta é a primeira sessão que promovemos com audiodescrição (AD), inclusiva para cegos e amblíopes. Para isto contamos com a preciosa ajuda dos nossos parceiros ACAPO – Associação dos Cegos e Amblíopes de Portugal, delegação de Aveiro, e SAUNE – Serviço de Apoio ao Utilizador com Necessidades Especiais da Universidade de Aveiro.
A proposta para o segundo semestre, divulgaremos em breve;)
Motus Imago
A programação *motus imago* tem como objetivo contribuir para a oferta cultural no vasto âmbito do teatro e marionetas em pequeno formato, assim como imagem em movimento. Apresenta-se como um complemento da atividade regular da companhia, convidando pontualmente artistas/companhias a apresentarem o seu trabalho, e obviamente aproveitando a oportunidade para registar uma pequena conversa informal que depois é lançada no nosso canal de Youtube! As datas serão reveladas brevemente 😉
Com água na boca?
Iremos revelando todos os pormenores ao longo do ano… Fiquem de antenas ligadas e não se esqueçam que tudo se interliga com a nova criação 🙂
Este vai ser mais um ano repleto de coisas boas!!!!
Mas há mais…
em fevereiro…
A circulação em janeiro começou no dia 17 com Hansel e Gretel na Figueira da Foz, no Centro de Artes. Fomos calorosamente recebidos pela equipa local e pelo numeroso público que manifestou o seu maravilhamento com a nossa proposta.
Em fevereiro, dia 7, iremos apresentar o espetáculo Bonecos ao Fórum Cultural do Seixal e o Castelo dos Fantasmas será apresentado nos dias 21 e 22 de fevereiro no espaço Alfacena, em Vila do Conde.
Juntem-se a nós para um 2026 Red e maravilhoso!
Toda a equipa,
Red Cloud Teatro de Marionetas




