“Bonecos”: está a chegar a nova estreia!

Caros seguidores,

Está a chegar a nova estreia da Red Cloud Marionetas, o espetáculo Bonecos:

Uma criação que absorve várias influências culturais a partir de um mergulho em contos africanos. Desenvolve o imaginário tradicional dos contos e a sua importância, aliando o vasto universo das marionetas e as técnicas que a Red Cloud Teatro de Marionetas tem vindo a explorar. O processo contempla “novas” e “velhas” tecnologias, para um espetáculo multiformato, num processo evolutivo e circular entre toda a equipa.

Informações sobre as sessões:

  • 7 de dezembro (sábado), às 16h00 e às 21h30
  • 8 de dezembro (domingo), às 17h30
  • Local: Teatro Aveirense*


*o espetáculo terá também sessões para o público geral e escolar no Espaço Red Cloud Teatro de Marionetas – mais informações em breve.


“Bonecos” – Ficha artística/técnica:

Produção | Red Cloud Teatro de Marionetas
Criação | Sara Henriques, Rui Rodrigues, Quico Cadaval, Jorge Louraço Figueira
Encenação | Quico Cadaval
Texto | Jorge Louraço Figueira
Interpretação e manipulação | Sara Henriques
Marionetas, adereços, ilustração e desenho de luz | Rui Rodrigues
Música original | António Justiça
Vídeo | João Garcia Neto
Consultoria movimento | Paula Moreno
Acompanhamento movimento | Dayana Guzmán- Dança AfroAveiro
Desenho de Figurinos | Cláudia Ribeiro
Técnico assistente de luz, som e vídeo | João de Matos
Consultoria e Serviço Educativo | Christine Zurbach e Catarina Firmo
Produção | Ana Gavina e Sara Henriques

Direção artística | Sara Henriques e Rui Rodrigues

Agradecimentos | Professor Celestino Macedo e Boniface Ofogo

Uma produção da Red Cloud Teatro de Marionetas, em co-produção com o Teatro Aveirense/ Câmara Municipal de Aveiro e com o apoio da Direção-Geral das Artes. Com a parceria do Festival Internacional de Marionetas do Porto, Museu da Marioneta e Junta de Freguesia de Esgueira.

Sobre o processo criativo

Ao longo do processo criativo deste novo espetáculo, fomos realizamos algumas atividades abertas ao público.

Participamos nos WIP – Work in Progress do FIMP’24, a 16 de outubro, onde pela primeira vez abrimos ao público parte do processo de criação desta nova peça. Um dia de troca de ideias com a equipa do espetáculo e com o público que esteve presente.
No dia 16 de novembro realizamos uma ação de Serviço Educativo no ATLAS – Biblioteca Municipal de Aveiro, a Conferência sobre Marionetas, com as investigadoras Christine Zurbach (CHAIA – Universidade  de  Évora) e Catarina Firmo (CET – Universidade de Lisboa), que nos trouxeram uma reflexão em torno do teatro de marionetas, numa sessão entre o contemporâneo e o tradicional.
No dia 8 de novembro tivemos o enorme gosto de partilhar com os alunos do 4º ano do Centro Escolar das Barrocas as estórias de raiz africana que compõem este espetáculo.

Como já é habitual, fomos também partilhando nas nossas redes partes do processo de criação, incluindo registos dos ensaios e da construção das marionetas.

Já sabem, continuem a acompanhar-nos nas redes sociais (Facebook / Instagram) e atentos à nossa agenda, para todas as atualizações.

Esperamos ver-vos em breve.
Viva o Teatro 🙂

Toda a equipa,
Red Cloud Teatro de Marionetas