Olá outubro! A Red Cloud Teatro de Marionetas está a todo o vapor!

Red-Cloud-Outubro

Já na próxima semana vamos circular com o espetáculo Teatro Dom Roberto, recentemente elevado a património cultural.

Na verdade, é com enorme prazer que estaremos em Barcelona, no 16º Festival Internacional de Putxinellis, nos dia 8, 9 e 10 de outubro. Este é um festival organizado por La Puntual Putxinel·lis de Barcelona.

Esta digressão esteve marcada para outros momentos, mas com a evolução da pandemia chegou a ser remarcada, mas finalmente chegou a hora!

 O “Teatro Dom Roberto”  hoje em dia faz recordar os mais velhos e mostra-se aos mais novos como uma relíquia da nossa cultura! 

Pelas mãos e palheta de Sara Henriques, os robertos elaborados por Rui Rodrigues ganham vida para a apresentação das duas histórias mais aclamadas do reportório do Dom Roberto, “O Barbeiro” e “A Tourada”. Durante cerca de 30 minutos viajamos no tempo, onde a dinâmica de manipulação misturada com o som estridente da palheta e as habituais cenas de “paulada”, abrem caminho à marotice destas marionetas de luva com cabeça de madeira.

No dia 23 de outubro Dom Roberto estará de novo em cena, desta vez no Festival Internacional de Marionetas do Porto, fimp’21.

Os ensaios finais para Between People Versão 1.1, vão decorrer também em outubro. Esta nova versão terá estreia na Motus Imago – Mostra de Formas, Marionetas e Coisas em Movimento (MI) especialmente criada para realizar a experiência de interligar os diferentes processos criativos e pesquisa na rua, no palco e para a câmara. Este é um desafio que nos dá um gosto especial pela possibilidade de uma experimentação constante livre de barreiras num jogo entre várias áreas artísticas. Está quase quase a estrear!

O Serviço Educativo da MI, começa já em outubro com a nossa proposta para as camadas mais jovens “Poética das Coisas que se Movem”, estas sessões são presenciais e decorrem no Espaço Red Cloud Marionetas entre os dias 18 e 22 de outubro, o resultado dos trabalhos será divulgado no decorrer da MI entre os dias 6 e 13 de novembro.

 A 27 de outubro retomamos as sessões do Mundo das Marionetas no Estabelecimento Prisional de Aveiro (EPA) no âmbito do projeto Libert’arte promovido pela Tuna de Sta. Joana. Vamos dar continuidade à construção da adaptação da peça “A Rosas e os 3 Namorados” do reportório tradicional do Teatro Dom Roberto, mas neste contexto feito com marionetas de varão, manipuladas e construídas pelos participantes do EPA.

Vamos ficar tod@s bem atent@s, pois em breve vamos lançar mais propostas da MI, e a abertura da bilheteira online vai acontecer!

Nas nossas redes sociais poderás encontrar mais informações – Não te esqueças! Vamos ficar por perto!