Balanço das sessões “Hansel e Gretel” e próximas atividades

Hansel-e-Gretel-Red-Cloud-Marionetas


Caros seguidores da Red Cloud Teatro de Marionetas,

Estamos de volta com muitas novidades fresquinhas!

Balanço das sessões de “Hansel e Gretel” no nosso espaço:

Entre os dias 10 e 18 de fevereiro realizamos sessões do espetáculo “Hansel e Gretel” no nosso pequeno espaço – para o público geral e para grupos escolares.

Adaptamos a nossa mais recente criação ao Espaço Red Cloud Teatro de Marionetas, resultando em sessões marcadas por uma atmosfera íntima e envolvente.

Nas sessões escolares, foi com enorme alegria que recebemos algumas crianças que participaram ativamente no processo criativo deste espetáculo. Queremos reforçar o nosso sincero agradecimento à Escola EB1 das Barrocas, pela sua presença e colaboração ao longo deste processo.

Mas o Hansel e a Gretel não ficam por aqui!
A próxima itinerância já está marcada: dias 4 e 5 de maio vamos estar no Teatro Municipal Joaquim Benite, em Almada.🙂


Próximas atividades
Programação *Motus Imago* | Espetáculo “Cordão” | 16 março às 19h00

No âmbito da Programação *Motus Imago marionetas, formas e coisas em movimento*, vamos ter o gosto de receber a companhia Fértil – Associação Cultural que aqui apresentará o seu espetáculo “Cordão”:

Data/horário: 16 de março (sábado), às 19h00
Local: Espaço Red Cloud Teatro de Marionetas
Companhia convidada: Fértil – Associação Cultural
Classificação etária
: M/3
Valor: 5,50€
Reservas: https://forms.gle/RFkSVYxoDidAaZ7y8

Sinopse:
Como é que os bebés vão parar à barriga? O que é este fio que está preso no bebé? Como se chama? Serve para o bebé se segurar? E eu, como é que eu nasci?

Estas e outras perguntas fazem parte da curiosidade da criança. Uma semente que cresce e se transforma.

Um coração que bate.
Dois braços que abraçam o mundo.
Dois olhos que se abrem e uma canção que se escuta.

É o cordão da vida, o cordão que conta a tua e nossa história e que acumula histórias de outras vidas. Este cordão não tem fim.

+ INFO em https://redcloudmarionetas.com/motus-imago/

A Programação *Motus Imago marionetas, formas e coisas em movimento* é uma produção da Red Cloud Teatro de Marionetas, com o apoio da Direção-Geral das Artes / Governo de Portugal – Cultura, Município de Aveiro e Tecnologias Imaginadas 

*Serviço Educativo* | Oficina “Poética Das Coisas Que Se Movem em Conta Devagar” | 1 a 5 abril, das 14h30 às 18h30

Esta atividade de serviço educativo, com a duração de 5 dias, integra-se no processo criativo da nova criação da Red Cloud Teatro de Marionetas, o espetáculo “Conta Devagar”, que irá estrear no final do 1º semestre de 2024.


Datas/horário
: De 1 a 5 de Abril (2ª a 6ª feira), das 14h30 às 18h30
Local: Espaço Red Cloud Teatro de Marionetas
Classificação etária: M/12
Valor: 25€ por participante
Info e reservas: contactar prod@redcloudmarionetas.com

Sobre a oficina:
No âmbito das ideias e desenvolvimento do espetáculo em criação, durante a oficina, os participantes terão a oportunidade de construir imagens em movimento em torno dos temas: tempo, espaço e origem, a partir de várias perspectivas.

O resultado será posteriormente trabalhado para integrar a componente visual do espetáculo.

As técnicas de imagem em movimento a trabalhar são animação stop-motion e cinema de animação quadro a quadro. Serão utilizados objetos, pinturas, formas e vários materiais.

+ INFO em https://redcloudmarionetas.com/formacoes-workshops/

 

*Serviço Educativo* | Masterclass “sobre o peso e a leveza”, com Eduarda Neves | 27 de abril às 16h00

Em mais uma ação de serviço educativo, teremos a honra de receber Eduarda Neves para a masterclass “sobre o peso e a leveza”. Este evento gratuito decorrerá em formato online e presencial e terá interpretação em Língua Gertual Portuguesa.


Data/horário
: 27 de abril (sábado), às 16h00
Local: Edifício ATLAS – Biblioteca Municipal de Aveiro
Formadora: Eduarda Neves
Classificação etária: M/15
Valor: entrada livre
Reservas: https://forms.gle/TTR5fwcsv7VexWZa7

Sobre a masterclass:
A partir dos textos sobre o peso e a leveza, de Italo Calvino, incluídos na obra Seis propostas para o próximo milénio, abordaremos a importância daquelas noções na prática artística performativa.

Eduarda Neves — Licenciada em Filosofia e Doutorada em Estética. Curadora independente. Tem apresentado projetos expositivos em instituições e espaços nacionais e internacionais. A sua atividade de investigação e curadoria articula os domínios da arte, filosofia e política. Integrou as Comissões de Aquisição de Arte Contemporânea para a Coleção do Estado Português (2019-20), para a Coleção Municipal do Porto (2021) e (2023) a Comissão de Apreciação que selecionou a Representação Oficial Portuguesa na 60.ª Exposição Internacional de Arte – La Biennale di Venezia 2024. Integra o Conselho Consultivo do The New Centre for Research & Practice. No âmbito das obras que publicou algumas foram selecionadas para o prémio Pen Club na categoria de Ensaio. BESTIÁRIO MENOR. Tempo e Labirinto na arte contemporânea (Lisboa: Barco Bêbado, 2022), será publicado em versão inglesa (2024) pela &&& Books (The New Centre, Berlin). Colaboradora regular da revista “Contemporânea”. Em 2021 foi a editora convidada do #7 desta publicação, dedicado à fotografia no campo das artes visuais. Atualmente é diretora da ESAP – Escola Superior Artística do Porto, onde leciona arte contemporânea [+ info: https://eduardaneves.pt/]

+ INFO em https://redcloudmarionetas.com/formacoes-workshops/

As ações da Red Cloud Teatro de Marionetas contam com o apoio da Direção-Geral das Artes/Governo de Portugal-Cultura, Município de Aveiro e Tecnologias Imaginadas

 


Informação sempre atualizada na nossa Agenda e redes sociais – Facebook e Instagram.

Venham visitar-nos! 🙂

Toda a equipa,
Red Cloud Teatro de Marionetas