Parabéns Red Cloud Teatro de Marionetas!!!

Red Cloud 10 Anos

10 anos de Red…10 anos de Plip!

Após uma década de trabalho no Teatro de Marionetas do Porto e sob a a direção de João Paulo Seara Cardoso (1952-2010), em 2013, Rui Rodrigues e Sara Henriques fundam o projeto Red Cloud Teatro de Marionetas e conferem à companhia uma dinâmica extremamente multifacetada, capaz de operar em várias frentes artísticas e técnicas.

Ambos afetos a áreas que se complementam, como as artes plásticas e visuais (escultura, construção de marionetas, cenografia, vídeo, desenho de luz) e as artes de palco (interpretação, criação, dramaturgia e manipulação), desenvolvendo também, conhecimento em produção e formação.

Em conjunto com vários artistas e técnicos em diferentes projetos teatrais, formam equipas incríveis e qualificadas.

Há precisamente 10 anos atrás imaginámos o projeto ao qual demos o nome de Red Cloud Teatro de Marionetas e em junho, com o apoio da Husma, nas pessoas de Pedro Cardoso, João Apolinário e Nuno Cortez, apresentamos publicamente o espetáculo PLIP , no Encontro Internacional de Marionetas em Montemor-o-Novo (2013).

Para sinalizar os 10 anos desta caminhada voltamos a apresentar PLIP, agora no Espaço Red Cloud Marionetas, nos dias 29 e 30 de abril (sábado e domingo), pelas 18h00.

As reservas são necessárias e podem ser efetuadas AQUI.

*Ainda é possível efetuar reservas para sessões escolares a acontecer de 2 a 5 de maio, às 10h00 e às 15h00.

A Red Cloud Teatro de Marionetas, opera em 3 eixos fundamentais

1 Criação e itinerância de espetáculos em desenvolvimento da sua linguagem em contexto contemporâneo, com o foco na experiência cinemática do teatro de e com marionetas.

2 Preservação e difusão do “Teatro Dom Roberto”, elevado em 2021 a património cultural imaterial nacional.

3 Mediação, formação de públicos, através de serviço educativo.

Em 2021 iniciou a programação de “Motus Imago – Formas, Marionetas e Coisas em Movimento”, projeto que atualmente se encontra na procura de financiamento para a sua continuidade e para que possa integrar o 3º eixo fundamental da companhia.

Sobre os espetáculos

Os nossos espetáculos são criados e apresentados maioritariamente dentro de sala de teatro, mas também pensados para serem adaptados a outros espaços menos convencionais, alternativos e em alguns casos no exterior.

Os espetáculos, até ao presente momento, consideram-se de pequena ou média escala, desde 1 intérprete em palco a 4 elementos (atores, músico e operador de câmara acionando cinema manual). No entanto, a equipa artística de preparação/ criação dos espetáculos tem vindo a crescer de acordo com as necessidades de cada projeto.

Nas nossas mais recentes produções artísticas temos apostado e evoluído no que respeita ao conceito de espetáculos “multiformato”, onde se identificam do conteúdo teatral várias técnicas de manipulação de marionetas, som/música, imagem em movimento e texto, englobando em tempo real cinema de animação e experimentação no âmbito da linguagem artística entre o tradicional e a contemporâneo.

Sempre que possível, adaptamos ao Espaço Red Cloud Marionetas, espetáculos criados para salas de maior dimensão. Porque entendemos ser uma oportunidade valiosíssima estar mais próximo do público e levá-lo a vivenciar as apresentações de forma única e intimista.

Presente e Futuro

Desde 2013 que temos vindo a evoluir com consciência e em parceria com uma grande variedade de artistas, estruturas, parceiros logísticos e institucionais a nível local, regional, nacional e internacional.

Em 10 anos, de forma independente, foram percorridos caminhos sempre no sentido de proporcionar ao público, o melhor que podíamos alcançar. Vemos o passado com orgulho.

Atualmente a companhia está em processo de pesquisa para a próxima criação “Hansel & Gretel” e em fase de pré produção no sentido de captar mais co-produtores e agendamento prévio de mais itinerâncias, contando atualmente, já com importantes parceiros e co-produtores.

O futuro espetáculo insere-se de forma contínua e evolutiva em todas as premissas da Red Cloud Teatro de Marionetas. O projeto abraça uma equipa da qual nos orgulhamos de fazer parte!

Por fim queremos agradecer a todas as entidades, instituições, estruturas e programadores por continuarem a apostar no nosso trabalho.

Viva o Teatro!                            

 

Sara Henriques e Rui Rodrigues

Diretores Artísticos e Muitas Outras Coisas