Txi…. Já estamos quase no Natal…..Dezembro já vai a meio e o frio finalmente começa a apertar em Aveiro, mas trazemos boas notícias!

Red-Cloud-Dezembro

Contrariando o bicho e querendo fechar em grande o ano de 2021, em conluío com a Red Cloud Teatro de Marionetas, o Teatro Dom Roberto, insiste em entrar na época natalícia instigando o bom humor do seu público, convidando-o a comparecer no Espaço Red Cloud Marionetas, em Aveiro, nos dias 20, 21, 22, 27, 28, 29 e 30 de Dezembro, sem esquecer os cuidados e restrições covidianas que imperam nestes dias: máscaras ou viseiras obrigatórias (de acordo com o Decreto-lei 104/2021, de 27/Novembro) para todo o público (crianças incluídas) , limitação e espaçamento do público por grupos.

Pela mão e palheta da atriz e bonecreira Sara Henriques e execução de marionetas por Rui Rodrigues, O Barbeiro e A Tourada, constituem o repertório apresentado em cerca de 30 minutos, convidando o público de todas as idades a mergulhar nesta arte reconhecida como património imaterial cultural, ainda no ano presente.

 Sessões do espetáculo para Grupos* (por marcação prévia)

Dias 20, 21, 22 e 27, 28, 29 e 30 de Dezembro, às 15:00.

 Sessões de espetáculo para Público Geral* (por marcação prévia)

Dias 29 e 30, às 19:00.

 *Para todas as sessões a reserva é obrigatória até 24h de antecedência do espetáculo, sujeitas à confirmação e respetivo pagamento após email de confirmação. 

Para reservas e qualquer outro esclarecimento: geral@redcloudmarionetas.com

 E o que é que aconteceu nestes últimos dias?

Depois do encerramento de Motus Imago – Mostra de Formas Marionetas e Coisas em Movimento, 1ª edição Warmup 2021- online , onde ao longo de 8 dias consecutivos assistimos a trabalhos diferenciados na área do teatro de e com marionetas, cinema de animação e cenas curtas de vídeo:

  • 10 espetáculos, dos quais 6 aconteceram em Live Streaming, a partir do Espaço Red Cloud Marionetas e a partir de muitos outros pontos do mundo.
  • 56 curtas no total das categorias de cinema de animação e vídeo.
  • 16 nacionalidades diferentes
  • 9 Conversas com artistas
  • 1 Masterclasse (presencial e online a partir da Biblioteca de Aveiro)
  • 2 Workshops de várias sessões (presenciais e online a partir do Espaço Red Cloud Marionetas)

 Foi uma maratona da qual estamos muito orgulhosos de termos sido os responsáveis. Em breve lançaremos um teaser final desta edição. No entanto não se esqueçam que ainda é possível assistir a algumas conversas com artistas, de forma gratuita.

 A concurso estavam as curtas de animação e vídeo.

O público e o júri votou, os resultados foram os seguintes:

 *Melhor Curta de Animação pelo júri

Main Ballet Tank

Director, Writer, Producer: Bernard Schmitt

Singapura, 2021

*Melhor Curta de Vídeo pelo júri

Absurd Man

Director, Writer: Burak Kum

Producer: Zeynep üstünipek

2020, Turquia

 *Melhor Curta de Animação pelo público

Muedra

Director: Cesar Diaz Melendez, 

Produtor: Pedro Collantes

 *Melhor Curta de Vídeo pelo público:

 A Straight Story

João Garcia Neto

 *Parabéns!*

Esperamos por ver mais dos vossos trabalhos incríveis!

 

E digressões?

Esta é uma secção da nossa atividade que valorizamos muito, não fosse ela a oportunidade de correr o território de lés a lés e ir partilhando as variadas perspetivas do teatro de marionetas, seja na sua versão tradicional, como o Teatro Dom Roberto que esteve no dia 28 de novembro no Museu da Marioneta de Lisboa no âmbito da “Maratona de Robertos” ou numa versão multiformato como Arabesco espetáculo criado a partir dos contos de Edgar Allan Poe que esteve em Alcanena, no dia 3 de novembro no Cine Teatro São Pedro, no âmbito do Festival Manobras, promovido pela Artemrede.

No próximo dia 18 de dezembro é dia da Versão 1.0 de Between People nas ruas de Viseu. E dizemos mais, estamos a concluir a Versão 1.3… Muito em breve daremos novidades…

O espetáculo A Menina Que Vendia Fósforos , tinha data marcada para dezembro também, mas as desmarcações que tanto deixam a comunidade artística num desolamento imenso já retomaram, à semelhança do ano passado… Esperamos que os responsáveis pela organização dos eventos e contratações de companhias e artistas, usem do bom senso para lidar com esta realidade desestabilizadora da esfera sensível em que por norma se encontra o setor.

Fica atent@ porque coisas interessantes serão aqui divulgadas…

Até breve!

Red Cloud Teatro de Marionetas