Já estamos bem no meio de 2022!

Dom-Roberto-Domus-blog

Olá amigos!

A Red Cloud Teatro de Marionetas, tem estado em circulação nacional com diferentes propostas de espetáculos e serviço educativo. Braga, no Festival “Palcos Irrequietos”, pela Fértil Cultural, Ferreira do Zêzere, Figueira da Foz, São Mamede Infesta, Bragança, são alguns dos locais por onde passámos.

No Estabelecimento Prisional de Aveiro, foram retomados os trabalhos no âmbito da parceria com o projeto Libert`arte, liderado pela Tuna de Santa Joana.

Estão a decorrer os trabalhos para a reposição do espetáculo de Jorge Louraço Figueira. A Red CTM participa na comédia industrial “As Sete Vidas da Argila – Como Boca de Barro ganhou o seu apelido”. Desta vez estará em cena no âmbito do Festival dos Canais, nos dias 16 e 17 de julho, pelas 18h30, nos Claustros da Igreja da Misericórdia, em Aveiro.

 

Boca-Barro-blog-julho-22

 

Já no dia 9 de julho o nosso Teatro Dom Roberto estará em Gondomar no Festival Ei!, promovido pelo Teatro de Marionetas de Mandrágora.

A partir do dia 12 de agosto estaremos no Festival OLHÓ Boneco, promovido pela Lafontana – Formas Animadas, em Vila do Conde. Estamos muito orgulhosos, pois as nossas marionetas são a imagem do cartaz do Festival!  No dia 21 estaremos no Festival Fora dos Eixos, promovido pela Marionetas Rui Sousa.

Fiquem atent@s pois há mais datas que revelaremos em breve ;).

Os trabalhos em torno do espetáculo PLIP em parceria com o projeto SAFE, Bairros Saudáveis foi concluído com sucesso! Os alunos da Escola Básica do Padrão da Légua realizaram várias atividades elaboradas pelo serviço educativo da Red Cloud Teatro de Marionetas. O mote foi “Pensar o espetáculo PLIP” no contexto da diversidade, respeito e igualdade, o que levou longe a equipa e os participantes.

As crianças passaram por várias experiências e desafios antes de assistirem ao espetáculo PLIP, no Teatro Flor Infesta. Após o visionamento do espetáculo, houve mais um momento de trabalhos práticos, como a construção de marionetas e invenção de língua imaginária. O desenvolvimento aconteceu com base em pesquisas e etapas anteriores concretizadas pelas crianças. Foi um processo bem completo! A Red Cloud Teatro de Marionetas, proporcionou um conjunto de experiências articuladas, para melhor pensar o espetáculo, em torno dos pontos abordados e essenciais do projeto.

 

Plip-SAFE-blog-julho-22

Algumas marionetas criadas pelos participantes

 

A mini temporada do Teatro Dom Roberto + Mini Oficina de Stopmotion no Espaço Red Cloud Marionetas, foi incrível! A plateia Aveirense (pais, avós, netos, primos e tias), ajudou a realizar o Storyboard em Stopmotion, trabalho que ainda não está concluído…. Serão necessárias mais sessões para que o público seja o principal ator nesta atividade.

Em Bragança, no Museu Abade de Baçal, realizámos algo semelhante, no entanto, com algumas diferenças. Foi uma semana muito intensa! Apresentámos o espetáculo na Domus Municipallis, a convite da União das Freguesias da Sé, Santa Maria e Meixedo e realizámos no museu várias ações de serviço educativo em torno das personagens do Dom Roberto e das figuras do Museu… O resultado será divulgado em breve na nossa plataforma de conteúdos streaming https://redcloudmarionetas.tecnologiasimaginadas.com/platforme/, fiquem atentos!

 

Braçança-Roberto-blog-julho-22

Oficina de Stop Motion – Museu Abade de Baçal – Bragança

 

Vale referir que no dia 25 de junho foi celebrado o primeiro aniversário da elevação do Teatro Dom Roberto a património cultural imaterial. Apresentámos o espetáculo de manhã no jardim do museu Abade de Baçal e partilhámos com o público um pouco da história deste género tradicional popular de marionetas português. Não seria possível fazê-lo sem prestar homenagem a João Paulo Seara Cardoso (1956-2010) e a Maria José Machado dos Santos (1961-2020).

 

Domus-Roberto-blog-julho-22

Dom Roberto – Domus Municipalis – Bragança

 

A comédia industrial “As Sete Vidas da Argila” estará em cena, não se esqueçam! Nos dias 16 e 17 de julho pelas 18h30, nos Claustros da Igreja da Misericórdia. É um trabalho desenvolvido com a comunidade aveirense, com texto e encenação de Jorge Louraço Figueira, adaptação ao novo espaço de Amarílis Felizes, música de Pedro Almeida, com a participação da Red Cloud Teatro de Marionetas no desenho e construção de adereços por Rui Rodrigues e interpretação com Sara Henriques, mais uma equipa fabulosa de atrizes da comunidade aveirense.

Já sabem, nas nossas redes sociais temos sempre todas as novidades fresquinhas, não deixem de entrar em contacto connosco!

Até breve!

Red Cloud Teatro de Marionetas